O bom cuidar do outro começa com o bom cuidado conosco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ao se dedicar no cuidado de bebês, crianças e adolescentes (sejamos nós pais, avós, professores, médicos, psicólogos etc., realmente são muitas as pessoas envolvidas nisso), precisamos buscar constantemente compreende-los, saber quais são suas verdadeiras necessidades e saber por quais fases do seu processo de desenvolvimento eles estão passando. Saber tudo isso dá um grande trabalho, mas é necessário para que possamos nos colocar exatamente naquele lugar e no momento certo, …aonde eles mais precisam de nós. Porém, acredito que o maior desafio aqui não é sabermos apenas o que eles precisam, isso é importante sim, mas há algo ainda maior no meu ponto de vista.

Para mim, é o seguinte:

Quanto sabemos de nós mesmos? O quanto estamos em paz com quem nós somos? O quanto somos maduros o suficientes para lidar com nossos próprios sentimentos e emoções, bem como as exigências do mundo? O quanto estamos atendendo nossas necessidades mais básicas, ao invés de nos atolarmos em coisas que realmente não importam?
O melhor caminho para cuidar bem do outro é, primeiramente, cuidarmos bem de nós mesmos. Se estamos tensos, angustiados, nervosos, intranquilos com nossas vidas, isso se reproduzirá nos cuidados que oferecemos.

O bom cuidar do outro começa com o bom cuidado conosco.

Lucas Uchôa – Psicólogo – CRIAR

Artigos Relacionados

Um pouco mais
de conteúdo para você

12/03/2017

Cuidar do desenvolvimento emocional: Uma necessidade e um dever